Blog

  • Home
diversidade

Mesmo num mundo de diversidade, por que somos todos iguais?

Sobre este tema, o professor e autor Kentetsu Takamori deixa-nos uma simples, mas muito profunda reflexão, que podes encontrar no seu livro Um Caminho de Flores.

A chuva cai igualmente sobre ervas daninhas e as árvores.

Não discrimina pelo tamanho uma pequena erva de uma árvore. No entanto, a quantidade de água é absorvida de acordo com o tamanho de cada um: menos pela pequena erva e mais pela árvore.

A chuva cai igualmente, a erva e a árvore absorvem a água desigualmente e crescem igualmente.

Contudo, este mundo é cheio de desigualdades.

Alguns nascem numa família rica; outros não; alguns são totalmente saudáveis, outros nem tanto, e assim por diante. Tudo é muito variado.

A vida segue muitos caminhos.

Somos todos atores, desempenhando nosso próprio papel no palco. Apenas isso.

Quando a peça termina, voltamos para a coxia.

Então somos todos iguais, ninguém é superior nem inferior a ninguém.

Dentre os clássicos da literatura japonesa, “Tannisho” é um dos livros de Budismo mais lidos e comentados do Japão. Ao enfatizar a preciosidade da vida humana, o livro pondera sobre a igualdade de todos os seres humanos, independentemente do idioma, da cultura, posição social e económica, questões de diversidade sexual, funcional e intelectual.

Neste workshop terás a oportunidade de ouvir, discutir e refletir sobre as razões de todas as pessoas serem absolutamente iguais, mesmo num mundo de diversidades extremas

Formador: Mauro M. Nakamura (Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN)

mm
Formada por pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: eliminar o sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *