Blog

  • Home
2DD8CABB-F34F-44C5-B34A-4A58467287EC

Toda a ação tem uma consequência. Por ser assim, toda a consequência teve uma causa. Este é um princípio que não muda com o tempo nem com o lugar. E continuará a ser válido em quaisquer país e época.

Muitas pessoas sentem a necessidade de mudar e renovar, mas enfrentam dificuldades. Como é possível iniciar um processo de mudança na vida?

O primeiro passo é refletir sobre as nossas atitudes e a postura mental. Sem reflexão, não há como mudar as nossas ações. Sem mudar as ações, as consequências que teremos na vida serão sempre as mesmas.

A busca pela felicidade é algo inerente ao ser humano. Não há ninguém neste mundo que viva para sofrer. Todos, sem exceção, desejam a felicidade. Mas por que razão, embora se esforcem, as pessoas não conseguem ser felizes?

Buda Shakyamuni, o precursor do budismo, ensinou que «ter e não ter são a mesma coisa»: em qualquer dessas duas condições, a nossa incapacidade para escapar ao sofrimento não se altera. A pessoa que não possui dinheiro ou bens sofre tentando obtê-los e quem já possui também sofre para os administrar e manter.

O mesmo se aplica a todo o tipo de posses: se não temos, somos infelizes, se temos, sofremos por conta delas. Quem tem está preso com uma corrente de ouro, e quem não tem está preso com uma corrente de ferro. Seja qual for o material das correntes, o sofrimento por elas causado é igualmente real.

Mesmo que todos os nossos desejos de posse sejam satisfeitos, a menos que a causa do sofrimento seja corretamente diagnosticada e totalmente solucionada, jamais obteremos uma felicidade plena e duradoura.

A chave para a felicidade não está fora, e sim dentro de cada um de nós. Por mais que a sociedade mude, ainda assim o ser humano continuará a sentir que falta algo mais para se considerar plenamente feliz.

Voltar os olhos para si e redirecionar a forma de pensar e agir. Aqui começa o caminho que nos conduzirá a um mundo novo e feliz.

Saiba mais neste vídeo, com conteúdo baseado no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia, de Mauro M. Nakamura e publicado em Portugal pela Farol, chancela da Penguin Random House.

As páginas iniciais do livro podem ser lidas abaixo.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

No workshop, também serão abordados alguns temas do livro PORQUE VIVEMOS, de Kentetsu Takamori, publicado em Portugal pela Farol, chancela da Penguin Random House.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Qualquer dúvida sobre os conteúdos dos livros e a filosofia budista, podem ser enviadas diretamente ao autor por este canal ou pelo e-mail: mauro.nakamura@itiman.eu

mm
Formada por pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: eliminar o sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *