A partir da exibição do filme animado japonês “Porque vivemos” (Japão, 2016), este workshop tem como proposta iniciar o processo de tomada de consciência do objetivo da nossa vida, com a explicação e discussão de valores humanos importantes para uma vida saudável e feliz, como compaixão e gratidão, com base nos ensinamentos da filosofia budista apresentados no filme, que foi inspirado no livro homónimo “Porque vivemos” (Editora Nascente – 1ª edição, Editora Farol – 2ª edição, 2019).
O FILME “PORQUE VIVEMOS”
Dirigida por Hideaki Oba, a animação é baseada em factos reais. A inspiração para o filme partiu do livro “Porque vivemos”, best-seller que vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Japão.
O filme aborda reflexões filosóficas sobre a popularização do budismo no Japão há mais de 500 anos. Mostra a história de transformação do revoltado camponês Ryoken, que perde a esposa em um trágico acidente e entra em contato com os ensinamentos de Mestre Rennyo.
Ambientada no século XV, período de guerras civis no Japão pelo controle de poder por parte de diversos clãs, a saga enfoca também a vida de Mestre Rennyo, que foi perseguido pelos monges guerreiros do Monte Hiei (em Kyoto) até seu exílio em Yoshizaki, na província de Fukui, onde construiu um complexo de templos, destruídos por um incêndio criminoso em 1474.
Ao levantar questões existenciais como a do título, o filme faz refletir sobre vida e morte, felicidade e sofrimento, gratidão, compaixão e sabedoria, entre outras ideias fundamentais da filosofia budista.
“Porque vivemos” permaneceu 29 semanas em cartaz no Japão, em 2016 e 2017, e 9 semanas no Brasil, em 2017. Também foi exibido nos cinemas da Suécia, em 2018, e em Portugal e Espanha, em 2019.
CONTEÚDO DO WORKSHOP
- Compaixão: um dos grandes temas do filme “Porque vivemos”
- O que é compaixão? Qual é a relação ensinada no budismo entre compaixão e sabedoria?
- A diferença entre “grande compaixão” e “pequena compaixão”.
- A importância dos valores humanos para a felicidade quotidiana
- A formação do ser humano do ponto de vista intelectual, físico, ético e humano.
- Desenvolvimento pessoal e desenvolvimento humano: distintos mas complementares.
- Gratidão: o valor humano essencial
- Quem sente gratidão pelos favores que recebe obtém sucesso.
- Quem esquece os favores recebidos perde a confiança.
- O profundo significado de reconhecer, sentir e retribuir a gratidão.
RESPONSÁVEL: Mauro M. Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor Internacional da Ichimannendo Publishing – Tokyo, Japan
Currículo – Plataforma Lattes – CNPq
Perfil – Biblioteca Virtual da Fapesp
Página pessoal – Facebook
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura
- WhatsApp: +351 91 219 1900