Blog

  • Home
AE3C2DEB-C6A1-45AE-A7FC-5296DB2AEB83

Quando o assunto é uma terceira pessoa, o que se ressalta na conversa: os pontos positivos ou os pontos negativos desta pessoa? “Hoje, Fulano disse isso”, “Beltrano fez aquilo”… Raramente elogiam os outros. Maledicências fluem de nossas bocas como se fossem conversas banais e normais do dia a dia. 

Isso pode até ser considerado uma forma de se desabafar, mas pensar e falar mal dos outros é uma má ação e, certamente, aquele que fala atrairá para si um resultado ruim. 

A pessoa que ouve as maledicências pode até pensar e questionar: “Mas em que contexto aquilo foi dito?”, “Isso não deve passar de rumores infundados”. Mesmo que o ouvinte tente se livrar e esquecer os comentários maldosos, eles acabam se instalando no fundo da memória. A partir do dia seguinte, apesar de muito sutilmente, a opinião sobre a pessoa já mudou e não haverá mais retorno. É o indício de que foi contaminado pelo mal. 

Dessa forma, quebram-se as relações humanas e a harmonia na família, nas amizades, na escola, no trabalho e na sociedade, provocando danos irreversíveis. Seja o falante ou o ouvinte das maledicências, não há ninguém que saia ganhando. O prejuízo é mútuo. 

O que fazer para evitar esse desfecho infeliz? Procure sempre descobrir e elogiar as virtudes das pessoas. Vamos nos esforçar para praticar e difundir este comportamento otimista e construtivista. 

CONHEÇA O AUTOR DO ARTIGO

ALGUNS LIVROS DE YUTAKA YAMAZAKI EM PORTUGUÊS

No Japão, Yutaka Yamazaki assina seus livros como Koichi Kimura, seu nome artístico.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

mm
Autor de vários livros japoneses de contos, narrativas e romances históricos, típicos da milenar cultura japonesa. Diretor-presidente e editor-chefe da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. e vice-presidente da ITIMAN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *